sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Visão Panorâmica da Epístola Aos Gálatas

A Região. (1) Politicamente foi uma província romana que incluía a Licaônia, Isáura, e partes da Frígia e Pisídia. (2) Geograficamente foi o centro das tribos celtas e parece ter sido vista nesse sentido nesta epístola e em Atos (Gl 1:2; At 13:14; 14:6; 16:6).


Povo Celta. Eles eram descendentes dos gauleses que saquearam Roma no quarto século a.C., e no terceiro século a.C. invadiram a Ásia Menor e o norte da Grécia. Uma parte deles permaneceu na galácia, predominando na população misturada forma dos gregos, romanos e judeus. Eles eram de forte temperamento, impulsivos, hospitaleiros e inconstantes. Eles recebiam as coisas com rapidez e com igual rapidez desistiam delas. Eles receberam a Paulo com uma alegria entusiástica e repentinamente se afastaram dele (Gl 4:13-16).


A Epístola Aos Gálatas


Essa epístola provavelmente foi o primeiro livro escrito do Novo Testamento foi escrito em 48 ou 49 d.C. em Antioquia antes do concílio de Jerusalém (no ano 50 d.C.)


Problemas da igreja de Gálatas, evengélho distorcido. Havia três distorções do evangélho na Galácia.

1º Os Judaizantes: Os Judaizantes pregavam que o Homem precissava se tornar Judeu para ser salvo, eles diziam que os cristãos precisavam circuncidar-se, guardar o sábado e obedecer a lei do KASHRUT: lei dietética dos Judeus.


2° Os Legalistas: Os Legalistas pregavam a boa conduta como meio de salvação, só a boa conduta juntamente com os preceitos das tradições e o ato de aceitar a Cristo salvaria o homem.


3° Os ANTINOMIANISTAS: Pregavam que os cristãos estavam acima da lei e não precisavam das normas da palavra de Deus.


Todos esses conceitos negam a eficácia da morte de Jesus e são uma perversão do evangelho.


Uma reflexão


O Pecado da Hipocrisia Gl. 2:11-14


A igreja praticava a festa do ágape, uma refeição congregacional, com a participação dos cristãos.

Pedro entendeu que esses gentios eram agora seus irmãos e por isso comia e bebia com eles, sem constrangimento algum. Quando chegou um grupo de Jerusalém, Pedro mudou o comportamento.

Pedro vivia em pressão Judaizante que gerou hipocrisia. v 13. CUIDADO IRMÃO!!!


Gl. 5:19-21 As Obras da Carne


As obras da carne são frutos da rebelião, e gera profanação moral, espiritual e pessoal.


a) Profanação Moral: V 19; prostituição, impureza, lacívia.

O termo prostituição vem do grego (Pornéias) que é toda sorte de imoralidade sexual. As vezes vem do vocabulário "amoicheia".


b) Profanação Espiritual: v 20; idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções e facções. O termo idolatria vem do grego (Idolom) amor ao idolo.


c) Profamação pessoal: v 21; invejas, bebedices, glutonarias o termo glutonaria vem do grego. (Komos), diversões com comidas e bebidas de modo extravagante e desenfreado.

Nenhum comentário: